001 - Varíola dos Macacos

Boletim sa%c3%bade

A Secretaria da Saúde por meio da Vigilância Epidemiológica, informa a confirmação do primeiro caso de MONKEYPOX ou VARÍOLA DOS MACACOS, doença viral onde o indivíduo contaminado apresenta lesões de mucosa e ou erupção cutânea aguda. O caso trata-se de um homem, 24 anos, não é natural de Xique-Xique. Mas, trabalha na cidade. O paciente passa bem, não tem mais sintomas e as lesões já estão cicatrizadas, portanto, não há mais risco de transmissão. O mesmo está sendo acompanhado e monitorado pela equipe da Secretaria Municipal da Saúde desde o primeiro momento que procurou a Unidade de Saúde.

A Prefeitura de Xique-Xique, através da Secretaria da Saúde, de forma urgente, vem tomando todas as medidas de vigilância conforme orientação do Estado e Ministério da Saúde, como: notificação imediata do caso; coleta de material para diagnóstico ou descarte da doença; isolamento e monitoramento do caso; treinamento das equipes de saúde em relação ao evento de saúde e acompanhamento do surgimento de novos casos.

Informamos que a situação é de CONTROLE, não havendo motivos para maiores preocupações. Ressaltamos a importância da adoção por parte da comunidade das medidas de prevenção em relação as formas de transmissão da MONKEYPOX que ocorre através do contato com fluidos corporais, lesões na pele e mucosas, como boca ou garganta de individuo contaminado.

Na observação de sintomas compatíveis com a doença, procurar imediatamente a UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA do seu bairro ou povoado.

Secretaria Municipal da Saúde