Alunos da rede municipal de ensino contam com aulas remotas em época de pandemia

2020   aulasremotas

Diante da situação de suspensão de aulas que temos vivenciado desde o dia 18/03, ocasionada pela pandemia da Covid-19, a Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SEMEC) tem se preocupado com o andamento do ano letivo em curso e com as perdas que são significativas, principalmente aos nossos alunos.

Buscando contato com as mais diversas esferas e órgãos que tratam sobre os procedimentos a serem adotados nesse período, tais como a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, a UNDIME, a UNCME, o MP, o Conselho Estadual da Educação e os diversos documentos orientadores emitidos por esses entes, a exemplo, os atos do “Todos pela Educação” e, por último, a Medida Provisória 934/2020, a SEMEC se inquieta principalmente em relação ao cumprimento das 800 horas/aula previstas na LDB uma vez que na MP citada, não há uma definição clara sobre como esse caminho deve ser trilhado, apenas que cumpra as horas/aula, utilizando-se para isso os recessos, férias, sábados e feriados.

De posse dessas normativas legais a Rede Municipal de Educação de Xique-Xique se utilizará da ferramenta mais acessível a grande maioria dos nossos alunos e professores: os grupos de Whatsapp. Temos ciência de que não alcançaremos todos os nossos alunos por meio desse aplicativo, principalmente os que residem nos mais diversos povoados e ilhas, mas que, a esses que não têm o acesso à internet, a SEMEC, por meio das suas coordenações pedagógicas e em articulação com as direções das escolas na zona rural e dos transportes escolares, fará a entrega de kits de atividades semanais ou quinzenais, a esses alunos.

“Aos pais, familiares e responsáveis que sejam os mentores junto aos nossos alunos em casa, acompanhando-os dentro das suas possibilidades, na realização das atividades e cumprimento dos prazos, o que nos remete ao artigo 205 da Constituição Federal de 1988: ‘A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho’.”, completa Adoniran Leite, secretário da Educação e Cultura..