NOTÍCIA

Cirurgias por videolaparoscopia já são uma realidade no Hospital Julieta Viana

Cirurgia videolaparoscopia

Desde o dia 2 de setembro, quando foram realizadas as primeiras cirurgias por vídeolaparoscopia no Hospital Julieta Viana, um novo patamar se concretizou no elenco de ações de modernização do hospital. Esse dia é considerado um marco na história do Julieta. As operações por videolaparoscopia trazem inúmeras vantagens em relação à cirurgia convencional, como menos dor no pós-operatório, recuperação mais rápida do paciente, menor permanência hospitalar e menores riscos de infecções.

O secretário municipal de saúde, Michel Oliveira, estava no hospital, e comemorou: “Graças a Deus e ao povo de Xique-Xique, hoje dia 2 de setembro, o HJV está entrando para a história da nossa região. Toda a nossa equipe aqui liderada por Dr Amauri, Dr. Argeu, Dr Fernando anestesista juntamente com Marlene, Arlindina, Diego, Rafaela, Andressa, realizaram aqui sete cirurgias, das quais, quatro por videolaparoscopia”.

Nesse primeiro dia no hospital Julieta Viana, foram realizadas cirurgias de vesícula. Mas com o método, considerado minimamente invasivo, pode-se fazer cirurgia de hérnia de hiato, hérnias, endometriose por exemplo. “É uma cirurgia fechada, não é uma cirurgia aberta, não se abre o paciente. É feita com alguns furos e uma câmera e que, por estressar menos o corpo, permite uma recuperação mais rápida e com menos dor. Então diminui a hotelaria, diminui o tempo de recuperação do paciente. ”

O acesso dos pacientes a uma cirurgia desse tipo no hospital Julieta Viana segue o mesmo processo que qualquer outro atendimento, seja para cirurgia ou outro: a porta de entrada é o posto da unidade básica de saúde; após avaliação pelo médico da UBS, a médica da regulação faz a triagem e aí é dada a prioridade que o caso requer, o paciente enviado para avaliação cirúrgica e assim por diante.