Inaugurado o Posto de Saúde dos Ribeirinhos para os moradores das ilhas de Xique-Xique

Ubsf ribeirinhos

Inaugurado na última sexta-feira,19.08, o posto de saúde voltado para o atendimento específico da população residente nas dezenas de ilhas existentes em Xique-Xique. O Posto de Saúde dos Ribeirinhos foi instalado no local onde funcionou a farmácia popular, no centro comercial, próximo ao porto do Ceasa, onde se concentram os barcos que vêm das ilhas.

Essa localização facilita ao ribeirinho encontrar mais um item de sua relação com a cidade, a assistência médica, sem precisar se deslocar para grandes distâncias à procura do atendimento, disputando lugar nas filas dos postos de saúde existentes nos bairros para os moradores da sede.

“O Posto de Saúde dos Ribeirinhos é específico para os moradores das ilhas” reafirma o prefeito Reinaldo Braga Filho. Além do atendimento médico, de enfermagem, farmácia básica para os programas continuados como diabetes e hipertensão, marcação e encaminhamento para especialidades como cardiologia, por exemplo, ultrassom, pediatria e referenciamento para qualquer outra necessidade de saúde

Essa unidade básica fortalece a rede de proteção à saúde criada para Xique-Xique, que hoje atende 90 por cento da população. “O posto de saúde dos Ribeirinhos é um porto seguro para a população das ilhas, a população ribeirinha” resume o prefeito Reinaldinho.

A inauguração do posto, na sexta-feira (19.08) foi prestigiada por dezenas de representantes do público-alvo do serviço, vereadores, secretários municipais, funcionários da unidade de saúde, e feirantes e grande público.