Plano Municipal de Saneamento Básico de Xique-Xique é finalizado e entregue

2019   saneamento ba%cc%81sico

Representantes da comunidade xique-xiquense, autoridades, estudantes, professores reuniram-se na Câmara de Vereadores na terça-feira, 26 de março, para a solenidade de entrega do Plano Municipal de Saneamento Básico, documento elaborado pelo Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e Prefeitura de Xique-Xique, para nortear as soluções aos problemas de abastecimento de água, tratamento de esgoto, coleta de lixo e drenagem das águas de chuva durante 20 anos.

O Plano Municipal de Saneamento Básico é uma obrigação de todos os municípios, em cumprimento às leis 11.445/2007 e 12.305/2010. No caso de Xique-Xique, o prefeito Reinaldinho explicou que ¨foi uma luta da gestão nos últimos dois anos, contando com a ajuda do Comitê de Bacia do Rio São Francisco, que contratou empresa especializada, pagando com recursos angariados com as outorgas e multas, porque o plano é o ponto de partida de várias ações que têm impacto positivo nas questões do Meio Ambiente¨.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente teve papel fundamental na elaboração do plano, junto com a empresa contratada, a DRZ, planejando, fazendo entrevistas, visitas, aplicando questionários, num trabalho criterioso para construir essa ferramenta de trabalho que o secretário Roberto Rivelino avalia como “ extremamente importante para que, daqui pra frente, possamos melhorar toda a atenção em relação ao meio ambiente”.

A solenidade de entrega do Plano Municipal de Saneamento Básico de Xique-Xique contou com a presença, além do prefeito Reinaldinho, secretários municipais, do Coordenador do CCR Médio do CBHSF, Ednaldo Campos, do representante do Grupo de Trabalho, Nelmir Santos, Mirlam Oliveira, presidente da Câmara, vereadores, estudantes e professores do CEEP e representantes de entidades que trabalham na área.