Prefeitura de Xique-Xique e Codevasf fazem o maior peixamento de alevinos no médio e baixo São Francisco

2020   repovoamento s%c3%a3o francisco

Nesta quinta-feira (6), a Prefeitura de Xique-Xique e a Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba), através da Estação de Piscicultura, que fica no povoado de Nova Iguira, realizaram o maior repovoamento de alevinos de Curimatá no médio e baixo São Francisco. A espécie é nativa e a mais capturadas pelos nossos pescadores.

Cerca de 103 mil alevinos foram soltos em lagoas e porto de quatro comunidades.
Lagoa do Estêvão: 10 mil alevinos (Quixaba);
Lagoa Cumprida, (entre Vicentes e Marreca Velha): 23 mil alevinos;
Porto de Nova Iguira: 70 mil alevinos.

Com a presença dos técnicos da Codevaf, da Prefeitura de Xique-Xique, população ribeirinha, professores e alunos do ensino fundamental da rede municipal, a ação tem como principal objetivo recompor o estoque pesqueiro da espécie mais capturada no Rio São Francisco.