Prefeitura de Xique-Xique realizará neste final de semana vacinação contra o sarampo

2019   sarampo

A Secretaria Municipal da Saúde anunciou que todas as Unidades Básicas de Saúde do município irão receber vacinas contra o sarampo para imunizar a população neste sábado (19), dia que acontecerá o DIA D Nacional contra o Sarampo. O público da campanha na cidade será composto por crianças a partir dos 6 meses, adolescentes e adultos de 20 a 29 anos.

O diferencial deste ano é que a secretaria vai começar a vacinação um dia antes, na sexta-feira (18), em um ponto montado nas proximidades da feira livre da cidade (ao lado do J. Macedo Matérias de Construção próximo ao CEASA), das 8h às 13h30.

No sábado, 19/10, quando acontece o Dia D Nacional as Unidades de Saúde da sede irão funcionar com a vacinação das 8h às 17h e as unidades dos povoados das 8h às 15h. Muito importante comparecer portando a carteira de vacinação e o cartão do SUS. Vale lembrar que quem já foi vacinado contra o sarampo não precisa vacinar novamente.

Sarampo

O que é:

O sarampo é uma doença infecciosa, extremamente contagiosa, transmitida pela tosse e espirro, e pode ser contraída por pessoas de qualquer idade.

Como é transmitido:

De pessoa a pessoa, através das secreções nasais ao tossir, expirar ou falar. O contágio também se dá por dispersão de gotículas com partículas virais (aerossóis) no ar, em ambientes fechados como, por exemplo, escolas, creches e clínicas. O vírus pode permanecer em ambiente fechado por até duas horas depois de a pessoa infectada ter saído do local.

Sintomas:

Os sintomas da doença aparecem apenas de 10 a 14 dias após a exposição ao vírus. Incluem tosse, coriza, olhos inflamados, dor de garganta, febre e irritação na pele com manchas vermelhas. Além disso, em casos mais graves, pode causar também infecção nos ouvidos, pneumonia, diarreia, convulsões e lesões no sistema nervoso.

Diagnóstico e tratamento:

O diagnóstico é clínico e pode ser confirmado com exames de laboratório específicos como IgM para Sarampo ou PCR (reação da cadeia de polimerase) para identificar o vírus. Não há tratamento para uma infecção de sarampo que já está estabelecida e é necessário auxílio médico para aliviar os sintomas e acompanhar a evolução do paciente. Normalmente, os sintomas desaparecem em dias ou semanas.

Situação:

A doença é uma das principais responsáveis pela mortalidade infantil em países do Terceiro Mundo. No Brasil, graças às sucessivas campanhas de vacinação e programas de vigilância epidemiológica, a mortalidade não chega a 0,5%. Porém, em 2017, a vacinação de crianças menores de um ano teve seu menor índice de cobertura em 16 anos no país. A baixa taxa de imunização é um dos motivos de o vírus ter voltado a circular no Brasil.

Prevenção:

Vacinar é o meio mais eficaz de prevenir o sarampo. Duas doses da vacina são recomendadas para garantir a imunidade e evitar surtos, pois aproximadamente 15% das crianças vacinadas falham no desenvolvimento de imunidade da primeira dose. A vacina Tetra Viral é indicada para prevenção do sarampo e está disponível nos postos de saúde para crianças a partir de 6 meses de idade. Outra opção é a vacina tríplice viral.