Semana do Bebê, iniciativa do Programa Selo UNICEF, é lei municipal e abre 4ª edição

ds 0126

Durante a semana de 25 a 29 de julho o município de Xique-Xique está realizando a 4ª edição da Semana do Bebê tendo a Primeira Infância como prioridade absoluta na sua agenda, e abertura oficial na segunda-feira, dia 25, no Parque Aquático, transmitido com uma live.

A Semana do Bebê é uma iniciativa do Programa Selo UNICEF como forma de estratégias de mobilização social pela primeira infância. Visa a fortalecer o compromisso de melhoria as condições de vida de crianças e suas famílias, implementando e aprimorando programas e políticas de atenção à infância e, ressaltando que a garantia de direitos é uma tarefa de toda a sociedade.

A abertura contou a presença do prefeito Reinaldo Braga Filho e a primeira dama Marilan Braga, secretária da mulher infância e juventude, além de líderes e lideranças municipais de diferentes representações e segmentos, e a sociedade civil.

A Semana do Bebê foi instituída em Xique-Xique através da Lei Nº1.337, de 29 de Julho de 2021 que visa a assegurar às crianças o direito à proteção, à saúde, à educação de qualidade e a inclusão, garantindo, assim, a sobrevivência e o seu pleno desenvolvimento. Promove-se também a redução das desigualdades.

O tema: Desafios e Potencialidades das Ações Intersetoriais para o Desenvolvimento Infantil Pleno. O Cerimonial ficou com os adolescentes do NUCA- Núcleo de Cidadania de Adolescentes e tivemos a participação da creche Gildete  de Souza Viana com as crianças do grupo 3 em uma linda apresentação.

Palestrante convidada, Carlene Rocha Rodrigues Assistente social e Coordenadora da gestão SUAS  na Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda do município    proferiu palestra com o tema : A nossa infância está em nossas mãos.

Os discursos foram pontuados com o enfoque na importância de continuar garantindo direitos as crianças da nossa cidade . A articuladora do selo Unicef Talita souza , trouxe a importância deste trabalho ser desenvolvido durante todo o ano junto com a rede de proteção e de forma intersetorial. O prefeito Reinaldo Braga filho reafirmou “ Nosso trabalho junto a garantia de proteção de direitos das nossas crianças não para ”.

A Semana do Bebê é desenvolvida através da intersetorialidade das ações da prefeitura municipal de Xique-xique; secretaria municipal da mulher infância e juventude;  secretaria municipal  de ação social trabalho e renda; secretaria municipal da educação e cultura; secretaria municipal da saúde;  AMAR-Centro de Atendimento Multidisciplinar  em Educação Inclusiva; NUCA- Núcleo de cidadania de adolescentes e  CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar.