Alunos municipais participam de repovoamento do Rio São Francisco

2019   repovoamentorio

Cerca de 30 mil alevinos de Curimatã foram soltos na Ipueira, no Porto das Pedras na semana passada. A ação de repovoamento ocorreu por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Xique-Xique e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), através da Estação de Piscicultura, instalada em Nova Iguira.

Participaram da soltura os técnicos da Codevasf, representante da Prefeitura de Xique-Xique, pescadores, piscicultores, diretores da Colônia de pescadores Z-37, professores e alunos da Escola Municipal Professora Anita de Carvalho Silva.

A participação de estudantes e pescadores serve para mostrar a eles a importância de conservação do meio ambiente, alertando para a intensa degradação ambiental, hoje existente, com a escassez de algumas espécies nativas, esperando dos mesmos que além de fatos e conceitos, o aluno possa também aprender procedimentos e atitudes que resultem em uma melhor qualidade de vida para ele próprio e sua comunidade.

Esse ano, dentro da mesma parceria, já foram soltos na Ipueira 120 mil alevinos de Curimatás, 12 mil alevinos de Pocamã. O principal objetivo é recompor os estoques pesqueiros do Rio São Francisco, utilizando-se das principais espécies mais capturadas pelos pescadores artesanais do nosso município.