AMAR e Secretaria da Mulher promovem de 01 a 08 de abril a Semana de Conscientização sobre o Autismo

Amar semana do autista

O dia 2 de abril é o dia mundial da conscientização sobre o autismo. A data tem por objetivo difundir informações para a população sobre o autismo e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas pelo transtorno. Em Xique-Xique é promovida de 01 a 08 de abril a Semana de Conscientização sobre o Autismo pelo AMAR – Centro Multidisciplinar de Educação Inclusiva, em parceria com a Secretaria da Mulher, Infância e Juventude e a Prefeitura Municipal.

Será uma semana com uma programação toda especial, cheia de diversão, passeio turístico, jogos, brincadeiras, lives  e  muitas outras atividades.

O AMAR atende crianças com diagnóstico ou suspeita de autismo, que é um transtorno de neurodesenvolvimento. Essas crianças podem ser encaminhadas tanto pela escola, ou por recomendação médica, e o número de pessoas com oTEA - Transtorno do Espectro Autista tem aumentado.

Por isso o AMAR promove essa semana, com o objetivo de informar e conscientizar um pouco mais a população sobre o transtorno do espectro autista.

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007 e é comemorado no dia 2 de abril. É uma data importante, pois muitas pessoas não compreendem o que é o Transtorno do Espectro Autista (TEA), sendo fundamental a propagação de informação de qualidade. Entender melhor esse transtorno é chave para o fim do preconceito e da discriminação que cercam as pessoas com TEA, as quais apresentam apenas uma forma diferente de agir e encarar o mundo.