Capacitação em práticas pedagógicas inclusivas fortalece a educação no município

No dia 19 de março, aproximadamente 350 profissionais da educação da Rede Municipal, incluindo professores da educação infantil, anos iniciais e finais, ensino médio, Agentes de Desenvolvimento Educacional (ADEs) e coordenadores, participaram de um curso voltado para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas. O evento ocorreu no Parque Aquático e teve como principal objetivo capacitar os educadores para promover a valorização da diversidade, adaptar materiais e metodologias e criar um ambiente escolar acolhedor para todos os alunos, independentemente de suas necessidades específicas.
O curso foi ministrado pela coordenadora de Educação Especial e Inclusiva da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, a professora Márcia Francisca (pedagoga, professora de Língua Portuguesa e Artes Visuais, especialista em estudos linguísticos, literários e psicopedagogia). A professora Xênia Fabiana também contribuiu com sua expertise em adaptação curricular, trazendo sua experiência como professora de Língua Portuguesa, especialista em Gestão Escolar e Psicopedagogia. Além disso, a Diretora do Amar, Mirian Barreto, e a Coordenadora Técnica, Vandeilma Raiza, apresentaram os serviços ofertados pelo Amar e a parceria estabelecida com a educação do município.
Essa iniciativa reforça o compromisso da Rede Municipal com a promoção da igualdade e a valorização da diversidade, impactando positivamente o ambiente escolar e contribuindo para o desenvolvimento de competências sociais nos estudantes. A formação continuada dos profissionais da educação é um passo essencial para a construção de uma escola mais inclusiva e acessível a todos.