NOTÍCIA

Hemoba realizará campanha de coleta de sangue em Xique-Xique

Sangue

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), a Igreja Adventista do Sétimo Dia e a Prefeitura de Xique-Xique estarão realizando nos dias 13, 14 e 15 de Março, na Praça da Caldeira, durante todo o dia, a campanha Vida por Vidas. A unidade móvel da Hemoba estará realizando a coleta de todos os tipos de sangue para abastecer os estoques da nossa região.

Todo sangue doado será separado em diferentes componentes (hemácias, plaquetas, plasmas etc.), assim poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma doação. Esses componentes são encaminhados aos hospitais públicos da região, a fim de atender casos de emergência, pacientes internados e pessoas com doenças hematológicas.

Pra doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos (os menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal), estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50 quilos e não beber nas 12 horas e nem fumado 2 horas que antecedem à doação, respectivamente. Não é necessário estar em jejum, mas ter dormido pelo menos seis horas antes de fazer a coleta do sangue e é obrigatória a apresentação do Carteira de Identidade ou qualquer outro documento de identificação, original e com foto.

Os homens podem doar até 4 vezes a cada 12 meses e as mulheres até 3 vezes. Conforme a Hemoba, todos os pré-requisitos são verificados antes da doação, com entrevista e exame clínico, e a coleta de sangue não oferece riscos à saúde, pois é feita com material descartável.