ID Jovem beneficia xique-xiquenses entre 15 e 29 anos

Idjovem

A Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem, é o documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme disposto no Decreto 8.537/2015.

São milhões de brasileiros entre 15 e 29 anos pertencentes à família com renda mensal de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único do Governo Federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses.

Cultura, lazer e esporte
Com a ID Jovem fica assegurado o pagamento de meia-entrada – 50% do valor cobrado no ingresso ao público em geral – em eventos artístico-culturais e esportivos.

Transporte
São reservadas por viagem, duas vagas gratuitas em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros​​. Depois de esgotadas as vagas gratuitas, são reservadas mais duas vagas com desconto de 50% (cinquenta por cento), no mínimo, no valor das passagens. Valido para ônibus, trem e embarcação. O transporte tem que ser interestadual, ou seja, entre estados diferentes. Não vale para deslocamentos entre municípios ou dentro do município. A reserva de assentos para os jovens é válida até 3 horas antes da partida do transporte.

Condições
Ter entre 15 e 29 anos - O benefício vale também para não estudantes.
Estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal - Para incluir ou atualizar seus dados, procure a Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social
Estar com o Cadastro atualizado - Possuir cadastro atualizado no Cadastro Único há pelo menos 24 meses.
Ter renda familiar de até dois salários mínimos - A renda familiar mensal não pode ultrapassar dois salários mínimos.
Saber o NIS - Você precisa ter em mãos o Número de Identificação Social. Não sabe o seu? Consulte seu Cartão Cidadão, no extrato do FGTS, na sua Carteira de Trabalho, no aplicativo da ID Jovem ou Procure a Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social.

Como emitir
Emitir sua ID Jovem é  fácil, rápido e seguro. O cartão é virtual e deverá ser apresentado nos estabelecimentos na tela do seu smartphone ou impresso pela página da internet. Procure a Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social, no site da Caixa ou no aplicativo.