NOTÍCIA

Mobilização no combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes

Caminhada contra abuso

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o 18 de maio foi celebrado em Xique-Xique com uma caminhada de centenas de pessoas que foram da Praça da Bíblia até as escadarias da Igreja Matriz Senhor do Bonfim. Diversas entidades estavam presentes, vários coordenadores de programas falaram durante o evento. E o encerramento na parte da manhã foi com as palavras e a participação do Padre Cláudio.

Durante todo o mês de maio a campanha de enfrentamento ao abuso e à exploração infantil foi desenvolvida com visitas às escolas pelas técnicas e coordenadoras do CREAS, e diversas ações no sentido de preparar a cidade para o evento realizado no dia 18. De 9 a 13 de maio foram realizadas palestras nas escolas da sede e da zona rural.

As Unidades do CRAS I e II, CREAS, Conselho Tutelar, CMDCA, secretarias de Assistência Social e da Mulher, Infância e Juventude, Selo Unicef, promovem ações, como distribuição de panfletos informativos, realização de passeatas e palestras, para alertar a sociedade e mobilizar as pessoas a combater esse problema. As faixas e cartazes trazem em destaque a margarida amarela, flor-símbolo da campanha.

Um plantio de margaridas foi feito à tarde no Campus do IFBaiano, quando todos foram recebidos pela direção do Campus

Completando 22 anos, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído oficialmente no país através da lei nº 9.970, de 17 de maio de 2000. De acordo com dados da Secretaria de Direitos Humanos, é assustador o número de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes no país.