Parabéns a Filarmônica Ribeirinhos do Vale do São Francisco: 5 anos e em plena expansão.

Filarm%c3%b4nica grupo

A Filarmônica Ribeirinhos do Vale do São Francisco nasceu no dia 20 de maio de 2017, quando o prefeito aprovou o projeto apresentado pelo maestro Gerry Andrade e foi iniciado o processo de inscrições dos alunos, que eram contatados nas escolas. As aulas, que no princípio eram apenas teóricas, eram dadas no auditório da Secretaria de Educação e no Parque Aquático.

Os instrumentos chegaram no mês de julho de 2018, e em 16 de dezembro a Filarmônica estreava em praça pública. Já tinha 165 inscritos no total.   Hoje, a banda é composta por 52 músicos que tocam os naipes de 4 trombones, 5 flautas, 3 sax alto, 12 clarinetes, 2 sax tenor, 1 flautim,1 tuba, 1 bombardini, 4 trompetes 2 trompas, uma bateria.

A equipe da Coordenação de Cultura da Semec, Giselda, Arilda,. Hugo e Ricardo, os monitores Sende, Tawane, Lula e Naum que auxiliam o maestro Gerry Andrade, formam o pessoal que diretamente trabalha no dia-a-dia da Filarmônica, que conta com todo o incentivo do prefeito do secretário Adoniran Leite e de todos os funcionários da Semec.

A Filarmônica Ribeirinhos do Vale do São Francisco tem a proposta de ampliar seu número de vagas já que a procura tem sido muito grande e está em pleno processo de renovação e intensificação de seus trabalhos. Este é um projeto de iniciação musical que está oportunizando a que outros alunos da rede municipal e da rede privada possam aprender e se dedicar a um instrumento musical

Desde sua primeira apresentação, em 2018, a filarmônica tem abrilhantado os grandes eventos de Xique-Xique. Só nos primeiros meses do ano participou de diversos eventos importantes como a Aula Inaugural do IFBaiano, a Aula Inaugural de várias escolas, a exemplo do Colégio Senhor do Bonfim, de um evento realizado pelo CEEP. Mesmo no período da pandemia a filarmônica não ficou parada, os alunos tiveram sua instrução online, e hoje está fazendo seus ensaios utilizando as dependências da Escola César Zama.

Além do trabalho contínuo de instrução musical, a coordenação da Filarmônica promove o alinhamento com os alunos, o envolvimento dos pais através de reuniões, a secretaria, e a coordenação de Cultura, buscando fortalecer ainda mais o momento de expansão que o grupo está vivendo, e a projeção ainda maior no âmbito cultural de Xique-Xique e da região.