Planos de Ação Municipal Pelos Direitos da Criança e do Adolescente e Participação Cidadã são aprovados no I Fórum Selo UNICEF de Xique-Xique

Img 1427

O I Fórum Comunitário do Programa Selo UNICEF de Xique-Xique aprovou por unanimidade o Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes e Plano de Participação Cidadã, apresentado pela gestão municipal. Para isso, foi realizada consulta pública prévia e aberto espaço para sugestões a quem quisesse participar. O Fórum foi um evento na modalidade híbrida, que aconteceu no auditório da Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda, dia 22 de fevereiro.

O evento contou com a presença do prefeito, primeira dama e secretária da Mulher, promotor, secretários, vereadores, comitê intersetorial, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente-CMDCA, conselho tutelar, representatividades da comunidade. Na consulta pública a comunidade participou efetivamente com centenas de inscrições tanto online como presenciais.

O Fórum foi o momento para apresentação do Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes e Plano de Participação Cidadã, onde são explanadas as prioridades da gestão municipal no compromisso de assegurar os direitos de crianças e adolescentes, através das ações e atividades intersetoriais, desenvolvidas de forma a fortalecer as políticas públicas na Infância e Adolescência.

O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Para a atual gestão há ainda uma reflexão importante, que é o município oferecer políticas públicas de qualidade implementadas a longo prazo e que não fiquem restritas às ações desta edição do Selo, mas que possam continuar e perdurar como base para o futuro.