Prefeitura de Xique-Xique apoia espetáculo teatral No Miradouro, os mistérios de uma serpente

Pec%cc%a7a

Pesando sempre na valorização da cultura local e na descoberta de novos talentos a Prefeitura de Xique-Xique está apoiando a terceira temporada do espetáculo teatral "No Miradouro, os mistérios de uma serpente" apresentado pela Cia de Teatro Ribeir'art.

A sinopse da peça conta que há muitos anos, uma narrativa nascida nas margens do São Francisco é contada entre as gerações: A serpente da Ilha do Miradouro. Diz a lenda que uma linda moça chamada Mariá se apaixona por um tropeiro que estava de passagem pela ilha. Os dois vivem um romance às escondidas, com algum tempo já juntos o tropeiro segue sua viagem, deixando para trás Mariá. Alguns meses se passam e Mariá descobre-se grávida, o que a deixa perturbada e com medo das acusações da sociedade da época. Com grande temor do pai e muito assustada, Mariá esconde a gravidez, amarrando fortemente a barriga, pare sozinha e joga a criança dentro do rio. Algum tempo depois surge nas águas do rio uma serpente que assusta os pescadores e espanta lavadeiras.

O padre do lugar preocupado, tenta resolver o mistério da serpente e convoca todos da ilha para um missa especial. Todos estavam lá quando pela porta central da igreja surge a grande serpente. O padre anuncia que ela só veio em busca da mãe e a grande serpente sai de pé em pé até parar de frente à jovem Mariá. Obrigada pelo padre a dar de mamar à cobra, Maria está atordoada. Ao mamar pela primeira vez o leite materno a grande cobra desaparece e surge nos braços de Mariá uma linda menina, todos ficam assustados e começam a acusar Mariá pela maldade cometida. Eis que uma grande magia acontece.

Joseilton Bonfim (diretor e escritor da peça) diz que pretende "levar o público a vivenciar uma lenda que é nossa, que faz parte de nossa cultura. A serpente da ilha do Miradouro faz parte do imaginário e ganha forma visível, palpável através do Teatro. A Cia Ribeir'art mais uma vez assume o seu compromisso social de valorização das artes e sobretudo da cultura local."

A estreia está marcada para sexta-feira, 13 de abril, às 19h, no auditório da UNEB, a entrada custa R$ 5,00 e já está à venda. A terceira temporada vai até o dia 28 de abril, todas as sextas e sábados.