NOTÍCIA

Saiba como fazer o seu ID Jovem e aproveitar todos os benefícios

2019   id jovem

A Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem, é o documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme disposto no Decreto 8.537/2015 . São milhões de brasileiros entre 15 e 29 anos que terão maior acesso aos direitos garantidos pelo Estatuto da Juventude – Lei nº 12.852/2013.

Um dos benefícios mais usado com o ID Jovem é a usada no transporte. Onde são reservadas por viagem, duas vagas gratuitas em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros​​. Com a ID Jovem fica assegurado o pagamento de meia-entrada – 50% do valor cobrado no ingresso ao público em geral – em eventos artístico-culturais e esportivos entre outros.

COMO FAZER
Você precisa procurar a Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social para realizar o seu Cadastro Único do Governo Federal e adquirir o número do seu NIS (Número de Identificação Social) e lá mesmo na secretaria pode gerar o ID Jovem (com os originais do RG, CPF e Comprovoante de Residencia atual). Mas se você já tiver o número do seu NIS, basta acessar o site do ID Jovem, preencher os campos solicitados e pronto. Seu cadastro foi realizado.

ATENÇÃO
Para não dar nenhum erro você precisa possuir cadastro atualizado no Cadastro Único há pelo menos 24 meses e a renda familiar mensal não pode ultrapassar dois salários mínimos.

APLICATIVO
Você pode baixar o aplicativo do ID Jovem e realizar todo o cadastro pelo celular (caso já tenho o NIS). O aplicativo está disponível para iOs e Android.