Selo Unicef em Xique-Xique cumpre mais uma etapa e instala o Comitê Intersetorial

Selo unicef comite intersetorial

Desde que aderiu ao Selo Unicef 2021-2024, em setembro, o Município de Xique-Xique tem empreendido todas as ações que visam ao compromisso de garantir os direitos da criança e do adolescente. No último dia 07 de dezembro aconteceu o encontro para formação do Comitê Intersetorial do programa Selo UNICEF, no auditório do Parque Aquático Ponta das Pedras.

Composto pela Articuladora do programa, Talita Pereira, o Comitê Intersetorial do Selo Unicef instalado em Xique-Xique tem ainda o Mobilizador de Adolescentes, de Educação, de Saúde, de Ação social; Ministério Público; Agente de Proteção ao Menor; CRAS; CREAS; Associação Filantrópica Viver Melhor; Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente-CMDCA; Conselho Tutelar; Núcleo de Cidadania de Adolescente-NUCA; Conselho Municipal da Juventude; Coordenação da Infância; AMAR; Comunicação da Prefeitura; Coordenação da Juventude; Pastoral da Criança e Pastoral do Menor.

O Comitê Intersetorial contribuirá na elaboração do Plano de Ação Municipal pelos Direitos da Criança e Adolescente, execução e avaliação de ações no município que promove e fortalece a garantia dos direitos das crianças e adolescentes.

A metodologia ajuda o município a construir um planejamento de acordo com a realidade local, envolvendo todos os atores municipais, de forma coordenada e intersetorial, com foco na gestão por resultados. A ideia é fazer com que o município seja capaz de buscar parcerias e diferentes fontes de financiamento, especialmente para as populações que mais precisam.

O papel do Selo UNICEF é estimular o município para otimizar recursos humanos e financeiros, qualificando a demanda e melhorando a oferta de políticas públicas direcionadas à infância e adolescência, em diálogo com os governos estaduais e federal.