Seminário Vivências Escolares, apresentou o êxito das experiências realizadas em toda a rede municipal em 2022

Capa

Aconteceu na última semana, dias 17 e 18, no Parque Aquático, a 1ª Edição do  Seminário Vivências Escolares na Rede Municipal de Ensino, mostrando todo o percurso letivo realizado pelas escolas de Xique-Xique no ano de 2022. O portfólio resumindo as atividades, além de exposição oral foram apresentadas pelas duplas gestoras (diretor e coordenador pedagógico) de cada unidade escolar.

Todos os segmentos da educação, desde a creche até os anos finais do ensino fundamental em 2022 estavam presentes relatando suas ações de sucesso desenvolvidas no ano.

O portfólio é o documento de todas as ações. Aliado a isso, a exposição oral da direção e coordenação formaram essas vivências impressas, os materiais que foram utilizados por todas os segmentos.

Um exemplo destacado por uma das coordenadoras da Secretaria de Educação, Adriana Paiva, foi a experiência registrada na Escola Batista filhos de Sião: a vivência apresentada foi uma proposta de reforço escolar envolvendo 20 alunos que tinham dificuldade de aprendizagem, e eles conseguiram reverter em 50% a situação, caracterizando uma prática exitosa, um sucesso.

Nas creches, a contação de histórias reflete no dia a dia da criança que manuseia aqueles objetos da história, enfim tudo o que é importante para que a aprendizagem se efetive.

A própria participação das escolas na feira do empreendedorismo juvenil, desenvolvido em parceria com Sebrae e que esse ano foi abraçado pela Secretaria da Mulher Infância e juventude e foi lá abrilhantado pela cultura, os artistas e artesãos locais. As escolas puderam apresentar um trabalho desenvolvido no segundo trimestre, também como um projeto de rede, desenvolvido desde as creches até o ensino médio e também na EJA.

O Secretário da Educação e Cultura, Adoniran Leite, estava muito feliz com a realização do evento, que marca o término letivo de modo muito propositivo e positivo, já que é o momento de colher os frutos do que foi trabalhado em todo o percurso formativo e de aprendizado em 2022.