8ª Conferencia Municipal de Saúde discute “Os desafios do SUS em tempos de crise”

Pre 4

A realização de 12 pré-Conferências presenciais nas Unidades Básicas de Saúde da Família, no período de 4 a 22 de outubro, cumpriu a principal etapa de preparação para a 8ª Conferência Municipal de Saúde, que vai acontecer de forma híbrida nos dias 8 e 9 de novembro com o tema “Os Desafios do SUS em Tempos de Crise”. Da conferência sairão as propostas que o Estado e a União poderão transformar em política públicas de Saúde.

As discussões da Conferência estão sendo trabalhadas em 3 eixos: 1 – Os desafios da Saúde durante e pós-pandemia; 2 - Atenção Primária e os Caminhos do Cuidado, com foco na resolutividade; e 3 - Vigilância em Saúde

Antes das pré-Conferências foi realizada uma oficina de capacitação para as equipes de Atenção Primária sobre a conferência, com a participação do Conselho Municipal de Saúde. A 8ª Conferência de Saúde foi convocada pelo Prefeito Reinaldinho, através do Decreto 271, que também instituiu a Comissão Organizadora, presidida pelo secretário de Saúde, Michel Oliveira e composta pela presidente do Conselho Municipal de Saúde, Xênia Fabiana como coordenadora; Melina D’Arc, secretária geral; Cícera Nunes Souza, secretária adjunta; Hévila Alves Marques, relatora; e Eder Bastos, coordenador de Comunicação.

A 8ª Conferência Municipal de Saúde será aberta no dia 8.11 às 18 horas.com uma live do Prefeito, acompanhado da presidente do Conselho Municipal de Saúde, Xênia Fabiana, e do Secretário Michel Oliveira.

O dia 9.11 será na modalidade presencial, das 7 às 13 horas, com público reduzido, limitado a um representante de cada setor da sociedade, como por exemplo, Igreja, Colônia de Pescadores, associações, etc. Nesse momento serão votadas as propostas produzidas durante as pré-Conferências.

Essas propostas serão discutidas e analisadas nas conferências Estadual e Federal e poderão ser transformadas em políticas públicas de Saúde.