Abertura da Semana do Bebê ressaltou ações e projetos das prioridades UNICEF

Img 5564  1

A abertura oficial da Semana do Bebê, segunda-feira, 25, numa live transmitida do Parque Aquático Ponta das Pedras, foi um evento que reuniu tanto os representantes quanto algumas beneficiárias das políticas públicas implementadas no município que asseguram a atenção a crianças de até 6 anos de idade, começando pela atenção às mães durante a gravidez, como preconiza uma das prioridades do Unicef.

As grávidas presentes ao evento tiveram a oportunidade de conhecer sobre o trabalho desenvolvido pelas Secretarias da Mulher, Infância e Juventude; Ação Social; Saúde; Educação; e sobretudo a explanação do pediatra Dr. José Gonçalves, que atende crianças de Xique-Xique desde 2005. Ele falou sobre o tema da Semana – Primeira Infância Primeiro Olhar – enfatizando a importância da amamentação desde os primeiros minutos de vida do bebê.

O prefeito Reinaldinho destacou o trabalho que a Prefeitura vem fazendo, com ações nos segmentos que visam ao desenvolvimento infantil nas diversas instituições que atendem mães e bebês. Apresentou números como as 3.600 crianças de 0 a 6 anos matriculadas, num universo de 97 por cento das que estão em salas de aula em Xique-Xique.

A coordenadora da Infância da Secretaria da Mulher, Infância e Juventude, Rejane Carneiro, mostrou um panorama de dados sobre a Infância, com mais de 200 atendimento no AMAR (Centro multidisciplinar em educação inclusiva, sobre os 760 atendidos em 2021 no programa Criança Feliz, que o Nascer Feliz já atendeu mais de 10 mil mães em 15 anos.

Houve ainda a explanação da articuladora do Selo Unicef, Talita Pereira Souza, demonstrando através de ações, o olhar do município voltado para políticas públicas, e chamou a atenção para a oportunidade de atualização vacinal de tríplice e tetra viral, dia 28.10, para crianças de 1 ano.

Formaram a mesa de autoridades o Prefeito Reinaldinho, a primeira-dama e Secretária da Mulher, Infância e Juventude, Marilan Braga, o viece-prefeito Eliecy Tarrão, o médico pediatra, Dr. José Gonçalves. Secretários municipais, vereadores, coordenadores  e grávidas atendidas pelos programas, assistiram a apresentação musical da menina Clara Rocha, que encantou a todos.