NOTÍCIA

Agosto Lilás: a luta pelo fim da violência contra a mulher

Whatsapp image 2021 08 19 at 10.46.46  1

A Secretaria da Mulher, Infância e Juventude está mobilizando a cidade com o Agosto Lilás, instituído como mês de proteção e conscientização pelo fim da violência contra a mulher.  A campanha, aberta oficialmente no dia 2, pelo Instagram da Secretaria, e logo em seguida a secretária da Mulher, Marilan Braga, em entrevista à rádio, falou sobre a campanha que está sendo desenvolvida com um mês inteiro de atividades.

Neste ano de 2021 a Lei Maria da Penha completa 15 anos, tendo sido sancionada em 07 de agosto de 2006. Para divulgar uma das mais importantes ações do país no âmbito da proteção feminina, a Secretaria da Mulher, assim como estados e municípios brasileiros, promove ações de conscientização e esclarecimento sobre as diferentes formas de violência contra a mulher.

A secretária Marilan Braga explica que o Agosto Lilás é uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, que busca sensibilizar e conscientizar a sociedade e divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.

A campanha está em toda a cidade e, desde a abertura oficial já transmitiu as lives da advogada Mirbene Pinheiro com o tema “a Lei Maria da Penha e os tipos de violência” no dia 04.08; e da Presidente do Conselho da Mulher, Melina D’ark sobre “a importância da mulher na família”, no dia 06; Com o lema “Use Máscara Mas Não se Cale” chamou a atenção com uma triagem de saúde em stand na praça D. Máximo; panfletagem e adesivaço na feira livre e na orla.

Momentos culturais exaltam a leveza da vida com apresentações de trabalhos autorais em música, poesia, dança, como aconteceu no Sarau Delas, dia 12 no Parque Aquático, mobilizando artistas cantoras, poetisas, performers e contou com a presença do Prefeito e da secretária com sua equipe. Na Igreja Matriz houve missa para as mulheres no dia 16.

A programação do Agosto Lilás em Xique-Xique é muito rica e até 31 de agosto tem diversas atividades previstas. Como o Torneio Delas, com a participação de cinco times de futebol feminino; entrega da Sala Girassol, de acolhimento à mulher, com atendimento jurídico e assistência psicossocial, e vai funcionar na sede da secretaria; na área de Educação, Maria da Penha vai à escola, com visitas da secretária Marilan e sua equipe. 

A Secretaria da Mulher, Infância e Juventude cumpriu, com o Sarau Delas, a primeira etapa da programação do Agosto Lilás. As atividades prosseguem e serão noticiadas.