NOTÍCIA

Anvisa suspende o uso imediato da vacina Covid-19 da AstraZeneca/Fiocruz em gestantes.

Capa gravida

Nesta ultima segunda-feira (10), a Agência Nacional De Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou a suspensão do uso da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca/Fiocruz em gestantes.

De acordo com a Anvisa a suspensão do uso da vacina se deu por conta de eventos adversos feito de forma constante sobre a vacina Covid que está sendo utilizada no pais.

Orientações da Anvisa.

 A orientação da Anvisa é que a indicação da bula da vacina AstraZeneca seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI).

Ainda segundo a Anvisa, o uso da vacina não previsto na bula deve ser analisado individualmente por um profissional que acompanhe a gestante e que analise os benefícios e os malefícios da vacina na paciente .

Ministério da saúde analisa o pedido da Anvisa.

O Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde do Rio De Janeiro estão investigando o caso de uma gravida que tomou a vacina covid-19Oxford/AstraZenica e desenvolveu um quadro de trombose .

    A formação de coágulos como efeito colateral da vacina de Oxford foi incluída na bula do imunizante, mas é um efeito adverso raro .

    A  AstraZeneca informou que “não tem comentários sobre o tema”, porque “não foram realizados estudos em             mulheres grávidas.”