Arte em todos os seus aspectos apresentada no encerramento da Semana da Cultura na orla

Festival de arte final dona anita

Apresentações de canto, poesias, dança, performances, exposição dos artesãos da cidade com bordados, bonecas, arte em retalhos e inúmeras técnicas, o trabalho do fazedor de caixa para tocar em batuques, samba de roda, o boi do reisado, e muita arte, estiveram presentes do fim de tarde/início de noite da sexta-feira, 12.11, no encerramento da Semana de Cultura, na Orla de Xique-Xique.

Marcado pelas belezas apresentadas e momentos de integração das gerações, das artes em todos os aspectos, apreciados por grande público, esse encerramento deveria ter acontecido no dia 05 de novembro, Dia da Cultura, seguindo a programação dos dias 03 e 04, mas que com a previsão de chuvas, a organização achou prudente remarcar para o dia 12.

O secretário de Educação e Cultura, Adoniran Leite, prestigiou todo o evento. A coordenadora de Cultura da secretaria, Giselda Pinheiro, falou entusiasmada desta primeira edição do Festival de Arte Cultura Xique-Xiquense. “Houve a participação de todos, a orla estava muito cheia. Foi maravilhoso! Como equipe de cultura   vimos que o nosso povo tem sede de cultura, de apreciar, cantar, dançar, fazer arte! Fazendo jus ao tema da semana da arte: o que seria de nós sem a arte?

Para o secretário, “o nosso povo é muito cheio de talentos, e num festival como este tivemos a oportunidade de fazer uma radiografia cultural que certamente vai proporcionar novas ideias e a chegada de novos projetos.

No final, a coordenadora de cultura fez “questão de agradecer ao prefeito Reinaldo Filho por tudo que nos ajudou a realizar para este grandioso evento, aos artesãos e artesãs, cantores, alunos da filarmônica, Seu Osvaldo, Raul, aos pais dos artistas e músicos, a Adoniran, o secretário da educação, que acompanhou tudo lá na orla, nossos colegas da Semec , Suzane, coordenadora pedagógica, Cincinato fotógrafo, Dinei, e a toda a equipe de cultura que foi muito dedicada na realização deste evento”.

A programação encerrada dia 12 foi marcada no dia 03.11 pela realização de oficinas de teatro, tranças e artesanato no Parque Aquático Ponta das Pedras; no dia 04.11 com a ida à Tribuna da Câmara de Vereadores, para apresentar e consolidar a Lei Municipal n° 968 de 29 de setembro de 2009, que instituiu a Semana de Cultura.“