Audiência pública apresenta Diagnóstico Técnico-Participativo sobre saneamento básico em Xique-Xique

0012

A Prefeitura de Xique-Xique e o Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF) realizaram no dia 26/02 a 1ª Audiência Pública de Elaboração do Plano Municipal de Sanemaneto Básico na Câmara Municipal de Vereadores. No encontro esteve presente o Secretário Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Roberto Rivelino, o Procurador-Geral do Municipio Dr. Guilherme Lapa, o Secretário Municipal da Agricultura, Pecuária e Pesca Joelson Almeida, Vereadores, a Engenheira Ambiental, Letícia Leal, responsável pela elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) de Xique-Xique, José Humberto, membro do CBH do Rio Verde e Jacaré (Médio São Francisco), o Diretor do SAAE Geraldo Rodrigues e a sociedade civil.

Na audiência pública foi apresentado o Diagnóstico Técnico-Participativo que é uma análise socioeconômica da infraestrutura e dos serviços de saneamento básico abrangendo seus quatro componentes: abastecimento de água; esgotamento sanitário; drenagem e manejo de águas pluviais urbanas; limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, além da percepção social acerca do tema. A elaboração do PMSB é financiado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF), através da Agência Peixe Vivo, e executado pela empresa DRZ Geotecnologia e Consultoria.

Roberto Rivelino - Secretário Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

O Secretário de Meio Ambiente de Xique-xique, Roberto Rivelino, falou sobre a importância do investimento realizado pelo CBHSF para elaboração do plano. “O que Xique-Xique recebe não é apenas mais um PMSB. O que recebemos é o trabalho de excelência do CBHSF construindo um plano sócio-participativo que atenderá as necessidades do município por 20 anos. O PMSB é o maior norteador que teremos para sanarmos questões primordiais de saúde e meio ambiente”, ponderou o secretário.

O saneamento básico é composto por um conjunto de medidas que têm o objetivo de conservar ou melhorar o meio ambiente de uma região, colaborando para manter as condições de higiene e saúde da população. Entre os serviços que compõem esse conjunto estão o tratamento da água, coleta e descarte adequado de resíduos sólidos, limpeza de vias públicas, canalização, bem como o afastamento e tratamento de esgotos.

Com informações de Higor Soares