NOTÍCIA

Bolsa Família vai às comunidades para atualização cadastral duas vezes por semana

Bolsa zona rural

A Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda está levando o atendimento do Programa Bolsa Família às comunidades de Xique-Xique, com técnicos que se deslocam toda semana para a zona rural, onde atualizam cadastros, orientam ajudam a resolver problemas com a documentação, para que os beneficiários não precisem se deslocar até a sede.

O deslocamento dos técnicos da Secretaria ocorre quarta-feira à tarde, para localidades mais próximas, e sexta-feira, nas mais longínquas. Na última semana, os técnicos do Bolsa Família estiveram nas localidades de Marruá I e Marruá II, Sonhém e Capão do Saco, fazendo a atualização cadastral.

Para o secretário Mirlan Oliveira, esse atendimento nas localidades ajuda as famílias a economizar. “Pra se ter uma ideia, uma passagem de Pajeú pra cá custa 100,00. Que condição uma família que recebe 89 tem para fazer uma despesa dessa?” analisa.

“Por isso é que o nosso prefeito determinou que fôssemos à zona rural para as atualizações do Cadastro Único. E não é só na zona rural, não. Aqui na sede quando tem algum problema de Bolsa Família, que a pessoa não pode se dirigir à Secretaria, nós determinamos que a assistente social vá fazer o atendimento, e no horário que a pessoa marcar.” Explica o secretário, completando que “hoje só não atualiza o Bolsa Família, se não quiser.” 

O secretário explica ainda que os profissionais, tanto os técnicos da secretaria, quanto os dos CRAS I e II são designados pra fazer esse trabalho. “E aqui na sede já fizemos atendimento domiciliar dos bairros Guaxinim e Nair Barreto com visita a 100 por cento das casas.” Além disso, o atendimento na secretaria é de segunda a quinta pela manhã. São distribuídas senhas todos esses dias, e ninguém sai sem ser atendido.