Carreta de rastreamento da Hanseníase atende Xique-Xique e mais três municípios

Carreta hans

O rastreamento da hanseníase, campanha do Ministério da Saúde, contando com a organização da secretaria municipal de Saúde foi realizada em Xique-Xique, nos dias 29 e 29, quando a “Carreta Hans”, esteve estacionada no Parque Aquático, atendendo a pessoas de Xique-Xique, Gentio do Ouro, Central e Itaguaçu. Dois médicos, três enfermeiras, duas técnicas, e a assessora técnica da secretaria municipal, Simone Tosta, foram os responsáveis pelo atendimento.

A hanseníase é uma doença contagiosa, crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que atinge principalmente a pele e os nervos e pode  causar deformidades e incapacidades físicas.

“Nós estamos trabalhando objetivando identificar de forma precoce a hanseníase, oferecer o tratamento e toda a medicação, que é de graça, o que facilita bastante. E tem um detalhe importantíssimo: Começou a tomar medicação, com 15 dias não transmite a doença mais para ninguém” explica a Doutora Simone Tosta.

Na carreta Hans, através de testes rápidos é feita a identificação dos casos mais complicados. Investir no diagnóstico precoce, porque no momento da identificação da doença já se inicia o tratamento para que as pessoas passem a ter qualidade de vida. E deixem de representar qualquer risco de contágio, porque no momento da identificação ela passa a tomar medicação, monitorada pelas unidades básicas de saúde.

Rastrear, diagnosticar e aplicar o tratamento é uma atividade de extrema importância porque o pacto da Organização Mundial de Saúde com o Ministério da Saúde aqui no Brasil, era de erradicação da hanseníase no ano 2000. Vinte e dois anos depois, muito pelo contrário, a doença aumentou a sua incidência.

A dificuldade, explica a dra. Simone, é que a hanseníase é uma doença que remete a um preconceito. É uma doença bíblica, milenar, que era entendida como um castigo de Deus e que as pessoas acometidas tinham que ser isoladas. Mas é uma doença como qualquer outra que não envolve castigo; que precisa ser tratada e que bom que tem cura, realizando o tratamento de maneira correta”.

É muito importante informar que a Secretaria Municipal da Saúde tem todas as condições de diagnosticar, aplicar o tratamento, oferecer os medicamentos e acompanhar o paciente, até a cura da enfermidade.