NOTÍCIA

Consciência negra, discussões e artes: uma semana de eventos atrai grande público

Consicencia negra mesa redonda modelo1

O respeito às diversidades e o foco nas potencialidades negras existentes em Xique-Xique tiveram um período de intensa programação durante a Semana da Consciência Negra na cidade. Em vários eventos promovidos pela Secretaria Municipal da Mulher, Infância e Juventude, com a organização da Diretoria da Juventude, houve realização de mesa redonda, lives, curso com certificado e foco no empoderamento da personalidade negra, encerrando com apresentações artísticas no Xirê Cultural, na Concha Acústica da Praça Dom Máximo.

A proposta da 1ª Semana da Consciência Negra – Pretitude e Juventudes, em torno da data emblemática de 20 de novembro, celebrando a morte e resistência do Zumbi dos Palmares atraiu um público carente de iniciativas com esse foco: Consciência negra é o sentimento que os negros apresentam relativamente a sua história e a sua herança cultural, o que encoraja a luta negra contra a discriminação.

Esse sentimento, explicado pelo Coordenador de políticas públicas para a Juventude, Alisson Fernandes, da Secretaria da Mulher, Infância e Juventude, permitiu realizar pela primeira vez uma mesa redonda com parceria acadêmica, respeito e compromisso com as instituições, que atraiu um público de mais de cem pessoas. Participaram a professora coordenadora de Colegiado da Uneb, Aigara Miranda Alves, a professora Maria Pedra, e Marcos, estudante de Letras da Ucsal.

A programação contou ainda com a apresentação de vídeo do Frei Cal, que já foi padre em Xique-Xique e hoje é um nome representativo do empoderamento negro; Houve live com O Cejuve, Conselho Estadual da Juventude, discutindo o termo “pretitudes” que deu título ao curso de 20 horas, com certificado, realizado durante a semana.

O Xirê Cultural, celebrando a vida da juventude através da arte, com música, poesias, performances, aconteceu na sexta, dia 19, na Concha Acústica da praça D. Máximo, foi prestigiado pelo grande público que aplaudiu com entusiasmo a riqueza e variedade das apresentações.