NOTÍCIA

Dia D de vacinação contra paralisia infantil e sarampo acontecerá neste sábado (28)

Vacina

A Prefeitura de Xique-Xique realizará neste sábado (28), o dia D de vacinação de poliomielite contra a paralisia infantil e sarampo em crianças de 1 a menores de 5 anos, em todas as Unidades de Saúde da Sede e da Zona Rural (Nova Iguira, Marreca Velha, Copixaba, Boa Vista e Utinga), das 08h às 16h.

Apesar da realização do dia D de vacinação nos dias 28/07 e 18/08, a ação continua nos postos de saúde até o dia 31 de agosto. Na sede da cidade os responsáveis devem levar as crianças na Unidade de Saúde que atende o bairro que residem, levando a carteira de vacinação e o cartão do SUS. O ditado popular “melhor prevenir do que remediar” se aplica perfeitamente à vacinação. Muitas doenças comuns no Brasil e no mundo deixaram de ser um problema de saúde pública por causa da vacinação massiva da população.

Em 2016, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) o certificado de eliminação da circulação do vírus do sarampo. Atualmente, o país enfrenta dois surtos de sarampo, em Roraima e Amazonas. Além disso, alguns casos isolados e relacionados à importação foram identificados em São Paulo, Rio Grande do Sul, Rondônia e Rio de Janeiro.

O Brasil está livre da poliomielite desde 1990. Em 1994, o país recebeu, da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem. Por isso é fundamental a manutenção das elevadas coberturas vacinais, acima de 95%.  Embora o Brasil esteja livre da paralisia infantil desde 1990 é fundamental a continuidade da vacinação para evitar a reintrodução do vírus da poliomielite no país.

Pessoas não vacinadas, portanto, podem ser a porta de entradas de doenças eliminadas no Brasil. Levem seus filhos para receberem as doses das vacinas e matenham sempre as carteirinhas atualizadas.