Filarmônica Ribeirinhos do Vale do São Francisco: arte que encanta músicos e plateia

Filarm%c3%b4nica grupo

Com 40 músicos, e já preparando uma turma de 20 iniciantes, a Filarmônica Ribeirinhos do Vale do São Francisco existe desde 2017, encantando os xique-xiquenses com suas apresentações desde o dia 15 de dezembro de 2018, quando ocupou a Concha Acústica da praça D. Máximo e emocionou uma plateia de centenas de pessoas na sua primeira apresentação oficial.

Nascida da sensibilidade do prefeito Reinaldinho, a filarmônica é um patrimônio cultural, social e artístico de Xique-Xique, sob a direção do maestro Armando Gerry Andrade. “A importância cultural e social da filarmônica Ribeirinhos do Vale do São Francisco é possibilitar a descoberta de talentos e aprimoração dos dons musicais”.

Clarinetes, trombones, trompetes, tuba, trompas, sax alto, sax tenor, flautas e flautins e a percussão de uma bateria completa, para músicos com idade entre 9 e 54 anos, para o maestro Gerry “é prazeroso fazer parte desta família musical; estamos hoje com 60 músicos entre novatos e alunos mais velhos, e nestes 4 anos de formação musical é visível a evolução dos nossos jovens e crianças, razão pela qual me motiva dia após dia em ser um educador musical. É relevante ainda analisar os laços de parentesco dentro da nossa banda, possível encontrar primos, irmãos, tios...todos tocando na Ribeirinhos do Vale São Francisco.

As atividades dos ensaios semanais se mantiveram mesmo durante a fase mais crítica da pandemia, com aulas virtuais. O momento agora é de plena preparação para o Natal Encantado, que já se tornou tradição no final do ano em Xique-Xique.

Outra novidade da filarmônica é atender a ideia do prefeito Reinaldo Filho de dotar o Hino de Xique-Xique da sonoridade característica de hino oficial. E para isso um arranjador profissional será envolvido no projeto que, no final, será apresentado à aprovação do gestor municipal.

A Filarmônica Ribeirinhos do Vale do São Francisco tem uma lista de espera de 20 pessoas. Por todo o trabalho desenvolvido, pelo apoio total do prefeito e de toda a equipe, o maestro Gerry expressa sua admiração e gratidão. “Quero agradecer toda a equipe de cultura, ao prefeito Reinaldo Filho, ao secretário da educação e Cultura Adoniran Leite pela confiança em mim e na minha equipe de tutores”.