Formalização do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional amplia o alcance dos projetos de aquisição de alimentos.

A%c3%a7ao social paa instala conselho todos

O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional realizou no dia 18.11, na Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda a sua primeira Reunião Ordinária, para dar posse aos novos membros do conselho; eleição da Mesa Diretora; discutir sobre a política municipal de segurança alimentar e nutricional; e apresentação dos Programas Nutricionais executados pela secretaria.

A existência do COMSEA em Xique-Xique faz com que os programas PA Alimentos e PA Leite saiam da modalidade emergencial, abrindo mais frentes para novos projetos e pela busca por mais programas nutricionais. A eleição do presidente e vice do Conselho foi por aclamação. Flasivaldo Santos, representante do Poder Público, foi aclamado presidente do conselho e o agricultor e pecuarista Paulo Pedrosa, do Estreito II, vice-presidente.

O Conselho regulamentado na reunião ordinária de 18 de novembro é filiado ao SISAN – Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - e a ele compete exercer o controle social, e atuar na formulação, monitoramento e avaliação da Política e do Sistema Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O COMSEA atua diretamente nas questões relacionadas à garantia do direito humano à alimentação adequada – e é isso que se chama de segurança alimentar.

O Secretário de Ação Social, Mirlan Oliveira, abriu a reunião falando sobre a importância do COMSEA, cujos conselheiros terão a tarefa de contribuir para melhoras ar questões do público-alvo dos programas como PAA e PA Leite, fiscalizar para que sua condução seja o mais límpida possível, para manutenção dos objetivos, e para que a Prefeitura de Xique-Xique tenha todas as condições de oferecer esses programas de alimentos à população carente atendida pelos CRAS – Centros de Referência e Assistência Social.

A composição do Conselho tem representantes das Secretarias de Ação Social Trabalho e Renda; Educação e Cultura; Saúde; e Agricultura Pecuária e Pesca. A Sociedade Civil, está representada por 2 membros de cada entidade: SAXXE; Associação dos Quilombolas – Povoado dos Vicentes; Associação União da Aliança – Povoado da Carnaúba e Associação dos Pequenos Agricultores do Estreito II.