NOTÍCIA

Fórum da Pessoa Idosa. Mais um passo na caminhada pela garantia de direitos

 dsc1714

As políticas públicas e o exercício do controle social para um envelhecimento saudável foi o tema do primeiro Fórum da Pessoa Idosa, realizado em 05 de outubro, no Parque Aquático Ponta das Pedras, pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.

Este Fórum representou uma instância política de participação social, possibilitando a pessoa idosa atuar como sujeito de sua própria história e fortalecer a luta pela garantia de seus direitos.

A programação constou, além do debate, de palestras sobre o Envelhecimento saudável e qualidade de Vida; os Direitos da Pessoa Idosa e as Penalidades em casos de Violação de Direitos; Inclusão da Pessoa Idosa na educação. Houve apresentações artísticas dos Idosos dos CRAS e da UATI. Presença de especialistas no assunto.

Para o prefeito Reinaldo Braga Filho “a participação das pessoas de mais idade em eventos como esse fórum da pessoa idosa é importante demais. É onde ela pode chegar e dizer o que acha que a cidade pode fazer, registrar sua opinião, sua idéia. Esse Forum é ótima oportunidade para isso”.

O município tem empreendido muitas ações para efetivação de uma política de qualidade para Pessoa Idosa. O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoas Idosa, CMDPI, foi criado em 2007; em 2019 houve a I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, em 2021 foi elaborado o Plano Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.

Xique-Xique participa também da Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa que é um Processo de integração de políticas públicas para o envelhecimento ativo, saudável, cidadão e sustentável.