NOTÍCIA

Grupos de samba de roda encantam e mantêm tradição de muitas décadas em Xique-Xique

Samba de roda circulo furrun

O samba de roda, expressão musical, coreográfica, poética e festiva das mais importantes e significativas da cultura brasileira, tem em Xique-Xique uma boa representatividade. Vários grupos dançam o samba de roda em Xique-Xique, e um deles, “É na pisada ê” existe desde os anos 30 e se concentra no bairro dos Paramelos

Existe também samba de roda nos bairros da Ponta da Ilha e Santa Marta e é marca forte nas comunidades ribeirinhas e quilombolas de Vicente e Champrona..

O grupo “É na Pisada ê” é composto por aproximadamente 80 pessoas entre idosos, adultos, jovens e crianças, mantendo tradições que vêm sendo mantidas de geração a geração, pois é possível encontrar a avó, a mãe, a filha e a neta numa mesma roda de samba.

É um estilo musical tradicional afro brasileiro, associado a dança que por sua vez é circular, e tocada por um conjunto de pandeiro, caixa, viola, chocalho, triângulo, pedaços de madeira, acompanhado por cantos e palmas. O samba de roda do bairro dos Paramelos é uma mistura de música, dança poesia e festa, na descrição da pesquisadora Giselda Pinheiro Meira, na Monografia apresentada à Universidade do Estado da Bahia-UNEB- Campus XXIV, com o título “Cirandando e Sambando a Beleza da Vida: Uma análise do Samba de Roda É na Pisada ê, do Bairro Paramelos”.

No trabalho, ela conta que o grupo existe desde 1932 criado pelo pioneiro do samba Seu Manoel Por Baixo. Sua neta, D. Anita, hoje uma das integrantes mais idosas, é a coordenadora das rodas e cantorias. Embora seja deficiente visual enxerga com alma e é a nossa principal motivação, pois, ela sai de casa em casa anunciando os ensaios e as novidades para o grupo.

Além da roda de samba, o grupo apresenta a Sinhá Furrundunga, terno de pescadores, reisado e roda de arco. Na Sinhá Furrundunga o grupo joga os seus mantos coloridos, passando-os por cima e por baixo cada um com seus pares. Acompanhados pelo canto, os componentes dançam a ciranda, reforçam os laços numa outra remessa e elevam formando no alto uma estrela colorida.

“Quando inicia a roda do samba, dançadeiras pedem permissão aos antepassados, aos donos das casas com suas toadas que invocam todo um passado de luta, sofrimento, celebração da vida, toda a memória e a tradição de um povo que resiste a séculos” relata a estudiosa Giselda Meira Queiroz na sua monografia.

O prefeito Reinaldo Filho é grande admirador e incentivador dos grupos de samba de roda em Xique-Xique. O samba de roda ganhou no ano de 2008 o título de Patrimônio Imaterial da Humanidade.