Mutirão da Catarata beneficia centenas de xique-xiquenses com cirurgias gratuitas

Viagem de 25 fevereiro catarata

A Prefeitura de Xique-Xique está executando um programa de cirurgias oftalmológicas que, de novembro de 2022, até fevereiro deste ano já fez com que fossem realizados cerca de 400 atendimentos com cirurgias de catarata e pterígio. É o que está sendo chamado de Mutirão da Catarata, parceria da gestão municipal através da Secretaria Municipal de Saúde com o Hospital da Chapada de Itaberaba.

Quatro a seis médicos fazem o atendimento do mutirão em Itaberaba. Todo esse serviço é ofertado pela gestão municipal xique-xiquense de forma totalmente gratuita. “Desde o início da gestão do prefeito Reinaldo Braga Filho já foram realizadas mais de 2 mil cirurgias oftalmológicas em hospitais que entendem que Xique-Xique é um grande parceiro”, analisa o secretário da Saúde, Michel Oliveira, acrescentando que uma cirurgia de catarata no mercado não custaria menos de 6 a 8 mil reais.

O Programa de Mutirão de Cirurgias Oftalmológicas de Catarata e Pterígio possibilita que toda semana de duas a três viagens levem cerca de 50 pacientes cada para Itaberada, acompanhados por dois funcionários da Secretaria da Saúde, entre esses uma Assistente social. Se o paciente é muito idoso, necessitando de cuidados individuais, é permitido o acompanhamento do seu próprio cuidador.

Aos 69 anos, e sofrendo de catarata nos dois olhos há vários anos, Terezinha Pereira de Carvalho foi beneficiada pelo mutirão da catarata juntamente com os pacientes que saíram de Xique-Xique no dia 25 de fevereiro. Fez a cirurgia de catarata em um olho, e já no dia 28 foi fazer a revisão. “O médico disse que estou muito bem, e que dentro de alguns dias já vou poder operar o outro olho. Eu estou muito agradecida a Deus e a Prefeitura de Xique-Xique”, celebra, entusiasmada.