Oficinas de artesanato, teatro e tranças e a Cultura na Tribuna da Câmara, marcam primeiros dias da Semana de Arte e Cultura

Cultura artesanato

A vivência, a valorização e o fomento da cultura da cidade com o intuito de propiciar encontros enriquecedores, são o foco central da Lei Municipal n° 968 de 29 de setembro de 2009, que dispõe sobre a criação da Semana de Cultura e que neste ano de 2021 está sendo vivida na sua integridade, com uma programação de três dias de eventos.

O primeiro dia da Semana de Arte e Cultura Xique-Xiquense teve oficinas de artes no Parque Aquático Ponta das Pedras, comandadas por profissionais que doaram um dia de seu trabalho para ensinar sua arte a cerca de 50 jovens: A artesã Tânia Andrade ensinou diversas técnicas de artesanato em tecido, em resina, plástico e outros materiais; o trancista Victor Vinicius Silva Dias ensinou e praticou com seus jovens aprendizes a arte de adornar cabeças com inúmeros tipos de tranças, e o teatro teve sua expressão nas cenas e até em técnicas de meditação pelo ator Fillipe Gomes.

A receptividade de quem participou das oficinas foi muito grande. Raquel Bonfim, da oficina de tranças disse que ali estava “aprendendo, mas, mais que isso, estava praticamente descobrindo uma nova forma de ganhar dinheiro”.

No segundo dia de eventos a equipe da Coordenação de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura participou da Sessão da Câmara de Vereadores. A coordenadora Giselda Pinheiro ocupou a Tribuna falando sobre a importância da Lei 968/2009 e apresentando o projeto Festival de Arte e Cultura Xiquexiquense, para acontecer todos os anos a partir deste 2021. Teve o apoio de todos os vereadores presentes, e foi bastante aplaudida. No dia da Cultura, 05.11, acontece o festival para o qual já há dezenas de inscritos.