Operação especial atende famílias prejudicadas pela enchente alojadas em locais de difícil acesso

Enchente entrega pe do morro

As equipes da Secretaria de Ação Social estão realizando desde a semana passada a “Operação Pé do Morro”, uma ação exclusiva de atendimento a 50 famílias desabrigadas e desalojadas pela cheia do rio, e que estão em baixo de lonas em barracas situadas numa extensão de 10 km, até a localidade chamada Morro de Areia.

Quatro profissionais, com a supervisão do secretário Mirlan Oliveira, duas lanças e duas canoas, fazem a distribuição de colchões, filtros, kits de roupas - com agasalhos, sapatos, roupas femininas, masculinas e infantis, kits de higiene, medicamentos e cestas básicas, estas pela segunda vez.

“A logística montada para esse atendimento, contempla também as famílias que temporariamente estão abrigadas em casas de parentes na sede do município”, informa o secretário. Ele relata a alegria e a satisfação com que as pessoas recebem as equipes com as doações.

Famílias do Pestana e Encalho já foram atendidas em cerca de 90 por cento. Segundo dados da secretaria, em outras 85 localidades o atendimento chega a 95 por cento. A primeira ação de socorro e atendimento aos atingidos pela cheia do São Francisco foi exatamente no dia 14 de janeiro.

Até chegar à “operação pé do morro”, dia 16 de março, haviam sido entregues 2376 cestas básicas; 213 filtros; 2.220 lonas plásticas; 229 kits de medicamentos; 64 colchões, sendo que colchões e mosquiteiros ainda não tiveram a entrega total, são cerca de 2 mil, porque esse material depende de ficar em locais secos, por isso há uma espera para o período pós-enchente, quando a Prefeitura vai continuar o monitoramento das famílias cadastradas que, hoje, chegam a 2.805.

Esse atendimento tem beneficiado famílias que, geograficamente, ficam nos Municípios de Barra e Pilão Arcado. Para a segunda etapa de atendimento, há a perspectiva de que 3 mil cestas básicas sejam adquiridas.