NOTÍCIA

População de Xique-Xique recebe nova ambulância do SAMU

Samu

A Prefeitura de Xique-Xique entregou uma nova ambulância do SAMU 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência ) à população. O equipamento segue todas as exigências do Ministério da Saúde e conta com equipes capacitadas para qualquer tipo de ocorrência pré-hospitalar. Na equipe são 12 pessoas entre enfermeiras, técnicos de enfermagem e motoristas socorristas.

O SAMU 192 tem como objetivo chegar precocemente a vítimas em situação de urgência ou emergência, que possam levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte. Trata-se de um serviço pré-hospitalar, que visa conectar as vítimas aos recursos que elas necessitam e com a maior brevidade possível.

 

 

O atendimento do SAMU 192 começa a partir do chamado telefônico, quando são prestadas orientações sobre as primeiras ações. A ligação é gratuita, para telefones fixo e móvel. Os técnicos do atendimento telefônico que identificam a emergência e coletam as primeiras informações sobre as vítimas e sua localização. Em seguida, as chamadas são remetidas ao Médico Regulador, que presta orientações de socorro às vítimas e aciona as ambulâncias quando necessário.