Prefeitura de Xique-Xique e Codevasf soltam mais de 30 mil alevinos na Lagoa de Itaparica

2021   repovoamento rio s%c3%a3o francisco

Prefeitura de Xique-Xique inicia o ano soltando, 26 mil alevinos de curimatã e 10 mil alevinos de piau verdadeiro na Lagoa de Itaparica, maior lagoa marginal do Rio São Francisco.

O principal objetivo da ação é recompor a ictiofauna nativa da bacia do Rio São Francisco, utilizando-se das principais espécies mais desembarcadas pelos pescadores artesanais do município de Xique-Xique. A ação de repovoamento ocorreu por meio de uma parceria entre a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e a Prefeitura de Xique-Xique, através da Estação de Piscicultura, instalada em Nova Iguira.

Participaram da soltura: técnicos da Codevasf, representante da Prefeitura, pescadores artesanais, moradores da localidade de Saco dos Bois e diretores da Associação dos Pequenos Agricultores do local. A participação dos pescadores é importância para conscientiza-los sobre a conservação do meio ambiente, alertando para a intensa degradação ambiental que, hoje, existe no Rio São Francisco, já comprovada a escassez de algumas espécies nativas.