Prefeitura realiza obra de limpeza em todo o Canal de Itaparica, e assegura a vida da lagoa, o maior berçário de peixes do Rio São Francisco.

Whatsapp image 2021 09 27 at 10.01.26

A visão dos primeiros metros de água passando pelo canal da Itaparica em direção à lagoa, dia 23 de setembro, após completada a obra de limpeza do Canal da Itaparica, foi comemorada por representantes da Prefeitura, da Codevasf, Ibama, e entidades de defesa da Lagoa de Itaparica, o maior berçário de peixes do Rio São Francisco. As fotos logo ganharam as redes sociais.

A água do canal representa 70 por cento da carga hídrica que a lagoa precisa. Os outros 30 por cento vêm da chuva, canalizados pelos riachos que descem a serra. Nunca tinha sido feito qualquer tipo de intervenção no canal, que estava cada vez mais raso, assoreado por sedimentos, vegetação sem controle, e árvores caídas A água escassa ainda era represada pelos barramentos feitos pelos próprios moradores do entorno do canal.

A limpeza do Canal de Itaparica foi realizada pela Prefeitura através de um convênio com a Codevasf, para preservar a importância da Lagoa de Itaparica para o meio ambiente. Começou com um trabalho de educação ambiental, levantamento sócio econômico dos moradores, e ações de entidades de defesa do sistema, assim como a restauração das comportas da Suacica.

O canal ficou no mesmo nível desde seu início na Ipueira do Rio São Francisco, se estendendo até 200 metros da calha da lagoa. Em princípio seriam limpos os 19 Km do canal. Porém foram feitos 22 km de limpeza, largura média de 10 metros, raspagem de 30 centímetros e retirada de todas as barragens, sendo que algumas delas tinham mais de 3 metros de altura. O Investimento foi de mais de 300 mil reais até o momento.

Tudo para que a Lagoa de Itaparica se mantenha como o maior berçário de peixes do Rio São Francisco, evitando o fenômeno registrado em 2017, quando a lagoa perdeu totalmente sua carga hídrica. O fluxo de água constante assegura todo o movimento de peixes e beneficia diretamente as comunidades de Alto Grande, Saco dos Bois, Lagoa dos Gomes, Estreito II, Pedra Vermelha e Buriti.