NOTÍCIA

Setembro Amarelo: profissionais de saúde mental desenvolvem ações com a temática de prevenção ao suicídio durante todo o mês em Xique-Xique

Whatsapp image 2021 09 21 at 17.30.11

A campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio que entidades de saúde mental do mundo inteiro estão enfatizando este mês com o nome de “Setembro Amarelo”, também é objeto de intensa programação em Xique-Xique através de diversas ações envolvendo toda a rede de saúde do município.

O CAPS – Centro de Atenção Psicossocial, o Serviço de Psicologia do Município, a Secretaria da Mulher, Infância e Juventude, o Serviço de Psicologia, vêm realizando atividades que buscam dar visibilidade ao tema através de palestras, rodas de conversa, pit stop na praça atraindo o público passante com acolhimento e motivação para conversas com os profissionais.

Com informações do Dr. Hugo Nilo, a primeira atividade foi realizada no CAPS, reunindo para um café da manhã usuários do serviço, familiares e profissionais que auxiliam no dia-a-dia do atendimento. O serviço programou a campanha do Setembro Amarelo fazendo lives, entrevistas e programas especiais no rádio com o título “Setembro Amarelo 2021 - CAPS em tempo de recomeço”. E no dia 24 de setembro uma equipe de médicos e psicólogos vai às ruas com serviço de som, chamando a atenção para o tema. Um culto ecumênico finaliza a programação do CAPS, no dia 30.

Contando com o apoio da Secretaria da Mulher, Infância e Juventude um pit stop foi realizado na praça D. Máximo, com uma grande afluência de público dia 13, e a presença de todas as psicólogas do município sob a coordenação de Fernanda Figueiredo. Houve live da psicóloga Wélica Marques, tratando da “prevenção, intervenção e posvenção do suicídio; Reuniões de psicólogas com estudantes em roda de conversa nas escolas Esdras, Cezar Zama e Senhor do Bonfim foi a ação do dia 23 de setembro; e no dia 29 uma palestra para profissionais de saúde do Hospital Julieta Viana.

O “setembro Amarelo” é uma campanha de extrema importância, uma vez que o suicídio é um problema grave de saúde pública e que, muitas vezes, pode ser evitado. De acordo com a OMS, a cada 40 segundos, uma pessoa morre por suicídio em algum lugar do nosso planeta. Isso significa que, em um ano, mais de 800 mil pessoas perdem sua vida dessa forma. O dia 10 de setembro o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Por isso em Xique-Xique toda a rede de saúde e atendimento está engajada na campanha.