Usina de oxigênio é realidade em Xique-Xique

Whatsapp image 2021 08 18 at 09.20.28

Já está em Xique-Xique e sendo instalada a mini usina de oxigênio que vai dar autonomia ao hospital Julieta Viana e até abastecer cilindros de oxigênio de outros municípios como Gentio do Ouro, Itaguaçu e Central através de mecanismo chamado de ´buster`.

A mini usina foi conseguida através da empresa de energia eólica Omega, e tem capacidade de produção de 10 metros cúbicos por hora. Funciona pegando o oxigênio da atmosfera, transformando-o em oxigênio com pureza de 95 por cento – o chamado oxigênio medicinal, para abastecer os pulmões dos pacientes.
Movida a eletricidade, a mini usina tem a garantia de funcionar mesmo que haja uma queda de energia, que será suprida por um gerador de 200 KWA, instalado dentro do Hospital Julieta Viana.

Com isso, A Prefeitura de Xique-Xique garante o oxigênio para abastecer as UTIs, além dos 92 leitos do hospital e mais o Centro Cirúrgico. Além de poder ajudar hospitais nos municípios vizinhos.

“E nós nunca mais vamos precisar correr desesperados no meio da noite, nas madrugadas para outros lugares buscando abastecer nossos cilindros quando o oxigênio acabava e os pacientes corriam riscos”, relata o secretário de Saúde, Michel Oliveira.

O prefeito Reinaldinho comemora ter conseguido essa solução, que muitos julgavam impossível acontecer, nesse momento em que quase não há disponibilidade de usina no mercado por conta da Covid-19.

“Nós corremos atrás, conseguimos, trouxemos esse equipamento que vai ficar como um legado por gerações. Agora esperamos ter nosso esforço premiado, com o Governo cumprindo sua promessa de mandar os equipamentos das UTIs”, cobra o prefeito Reinaldo Braga Filho.