VII Regata Ecológica da Marreca Velha acontecerá neste final de semana

Regata2018

A VII Regata Ecológica da Marreca Velha está inserida no contexto cotidiano, do Rio São Francisco e que precisa ser cuidado. Preservar o Velho Chico é favorecer as pessoas das comunidades ribeirinhas, que precisam do rio para viver, mas também fazer nossa história permanecer viva. É ainda revalorizar nossa cultura, para que nossas tradições sejam revisitadas e salvas, e assim voltar a respeitar a grandiosidade do nosso Rio.

A Regata Ecológica da Marreca Velha, teve a sua primeira edição no ano de 2012, de lá para cá, todo ano, com o apoio da Prefeitura de Xique-Xique, a comunidade marrequeira se junta para organizar a realização da sua Regata que já se transformou num evento regional e é um dos maiores eventos náuticos de todo o Rio São Francisco.

O evento se insere num contexto social, ambiental, cultural, político, econômico e tecnológico de uma comunidade singular, cujas práticas relacionadas à produção da vida se dá por meio da relação com o Rio. Tal interação permitiu resgate de saberes e fazeres valiosos, vividos pelas comunidades do Médio Rio São Francisco e que estão salvaguardos para gerações futuras.

Assim, o evento tem favorecido a reflexão sobre a necessidade de preservar Rio, a importância de ter relação e atitudes mais saudáveis, entre as comunidades e o entorno do Rio São Francisco, além do aproveitamento dos artefatos de pesca artesanal, registro da memória dos pescadores, e da própria história local. Ações que ganham importância concreta através das atividades desenvolvidas no Turismo de Base Comunitária, uma das metas do CIPAR.

27 e 28 de Setembro - UNEB Xique-Xique
14h às 17h - Minicurso de captação de recursos através de editais públicos na UNEB Xique-Xique.

28 de Setembro - UNEB Xique-Xique
9h - Mesa Redonda - Projeto CIPAR: Avaliação e Perspectivas, com organização da ITCP/UNEB.
9h às 12h - Mesa Redonda - Projeto CIPAR: Avaliação e Perspectivas.

29 de Setembro - Marreca Velha
8h – Missa de Abertura da Regata com Padre Claudio Nogueira.
9h - Soltura de alevinos e conversa aberta com membros da Codevasf, sobre conscientização sobre preservação rio São Francisco.
9h30 - Oficina construção de roteiros turísticos alternativos.
10h - Gincana ecológica com alunos escola municipal (com plantio de 100 mudas da planta Tamboril).
11h30 - Exposição Memorial Cultural da Marreca Velha.
11h40 - Exposição de fotos da moradora e estudante Sabrina. Título: Marreca Velha uma poética nas margens do Velho Chico. (Projeto Educação Patrimonial e Artística – EPA).
12h - Tempo para almoço e lazer.
15h - Grupo de dança Hip Hop .
16h - Apresentação grupo samba de roda “É na Pisada ê”.
17h - Apresentação grupo de dança JUVIC (retalhos do nordeste).
18h - Concurso Miss Regata
19h - Peça de Teatro com grupo da Marreca Velha
21h - Cantoria com Arilda e Del e concurso de dança dos casais
22h - Swingueira

30 de Setembro - Marreca Velha
8h às 12h  - Competições:
1 - Barco a Vela
2 - Remo dupla (masculino)
3 - Remo dupla (feminina)
4 - Remo individual (masculino)
5 - Arremesso da tarrafa/rede de pesca
6 - Concurso gastronômico
7 - Tecer redes (14h30)

16h30 - Apresentação Dança de São Gonçalo do povoado de Mato Grosso.
17h - Entrega da premiação.
18h -  Patrícia & Banda.